quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Imunidade Inata e Imunidade Adquirida

    Nesta aula aprendemos a diferença entre os tipos de imunidades, onde:
Imunidade Inata: o indivíduo já nasce com ela, encontramos também a primeira linha de defesa. É constituída por células NK, neutrófilos, células dentríticas e etc.Apresenta barreiras também, como a pele, mucosa, suor que só esse tipo de imunidade tem. Ela nao apresenta memoria imunologica, e é essencial no controle de infecçoes comuns.
Imunidade Adquirida: entra em açao quando a Imunidade Inata não é suficiente para eliminar os microrganismos. É composta por linfócitos e anticorpos, sendo responsável pela uniao desse processo as células dentríticas.
Temos dentro dessa imunidade a seleçao clonal:

onde uma célula mae é responsável por criar vários outros linfócitos com diferentes recptores de membrana, o antígeno entra em contato com vários linfócitos dando origem a vários outros. Pode ainda aparecer linfócitos auto-reativos, que se auto-destroem, pelo processo chamado de apaptose (destruição de células programada. Na seleção clonal temos ainda a memória imunologica e reserva de antígenos, que previne a reinfecção.



Em outro momento falamos sobre Antígenos e Anticorpos:
Antígenos: eles possuem poder de Antigenicidade ( propriedade de agir com anticorpos) e Imunogenicidade (capaz de ativar linfócitos). Os antígenos possuem os haptenos (que nao sao imunogênicos e para se tornarem como tal, deve se associar com as proteinas carreadoras); reação cruzada ( um anticorpo reage com um antígeno); epítopos (pequena região do antígeno, que reage com o anticorpo).

Como os linfócitos T reconhecem os antígenos


Anticorpos: também sao conhecidos como imunoglobulina, proteína capaz de reagir com os anticorpos, se ligam à membrana dos linfócitos B, e neutralizam toxinas. Os anticorpos podem se ligar as flagelo para impedir que a bacteria se ligue a célula.
Estrutura Básica em Y dos Anticorpos
  
Algumas referencias:

http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_16/cap_167.html 

http://www.scribd.com/doc/27160045/Imuno-Imunidade-Inata-I

Um comentário:

  1. Imunidade Inata- possui memória imunológica
    Imunidade Adquirida- Não possui memória imunológica

    ResponderExcluir